Toda a gente sabe que dormir pouco é mau para a saúde, mas e dormir muito? Será igualmente prejudicial? Ou será que não existe problema nenhum? Vamos desmitificar esta questão no blog de hoje.
Quantas horas deveríamos dormir?
Talvez já tenha ouvido dizer que 7 horas são suficientes para uma boa noite de sono. Porém, os especialistas afirmam que é impossível simplificar tanto esta equação, já que diferentes idades, géneros e estilos de vida pedirão hábitos de descanso diferentes.
Horários de descanso ideal por idade:
Recém-nascido (4 a 12 meses): 12 a 16 horas;
Criança (1 a 2 anos): 11 a 14 horas;
Criança (3 a 5 anos): 10 a 13 horas;
Criança (6 a 12 anos): 9 a 12 horas;
Adolescente (13 a 18 anos): 8 a 10 horas;
Adulto (18 a 64 anos): 7 a 9 horas;
Idosos (65 anos ou mais): 7 a 8 horas.
Dorme demais?
Se dorme muito mais do que as horas indicadas acima, existe a possibilidade de não estar a cuidar corretamente da sua saúde. Mas o que pode provocar um estado de cansaço constante, mesmo com 9 horas de sono?
– Uma má higiene do sono. Bons hábitos são fundamentais para um descanso de qualidade, portanto repense a organização do seu quarto, o seu colchão e reveja a hora de deitar e acordar;
– Uma vida social agitada. Se é fã de eventos, saídas noturnas e muita socialização então pode estar a prejudicar o seu sono.
– Mudanças de vida. Precisamos de dormir mais em certas fases da nossa vida, como é o caso de um nascimento de um filho.