O mundo dos sonhos fascina, até hoje, cientistas de diversas áreas, que procuram a sua origem e significados. Porém, com ou sem significado definido, a verdade é que algumas das maiores descobertas, invenções e criações artísticas, surgiram em sonhos. Pronto para conhecer algumas delas?
1 – Frankenstein, Mary Shelley
Alguma da melhor literatura mundial foi inspirada em sonhos… e também em pesadelos. Este é o caso do clássico gótico de Mary Shelley. Criado quando a autora tinha apenas 19 anos, o livro conta a história de Dr. Victor Frankenstein e da sua criatura fantástica.
2 – Teoria da Relatividade, Albert Einstein
Foi num sonho que surgiu uma das descobertas mais revolucionárias da humanidade. Einstein sonhou que falava a um agricultor de vacas rodeadas por uma cerca elétrica e, no entanto, o agricultor discordava dele. O cientista acordou com a perceção de que um evento poderia variar conforme diferentes perspetivas e, assim, os pensamentos para a teoria da relatividade formaram-se.
3 – Máquina de Costura, Elias Howe
Existe uma relação entre canibais e máquinas de costura? Talvez para a maior parte das pessoas não mas foi assim que Elias desenvolveu esta invenção, após ter sonhado que um grupo de canibais o rodeava, abanando lanças para cima e para baixo. Este movimento inspiraria o sistema da máquina de costura, usado até aos dias de hoje.
4 – Tabela Periódica, Dmitri Mendeleiev
O cientista russo estaria a tentar classificar os 56 elementos durante três dias, quando adormeceu e sonhou com a ordem exata onde deveriam estar, criando assim a tabela periódica.
5 – Yesterday, Beatles
Quando Paul McCartney tinha apenas 22 anos, sonhou com a melodia para uma das músicas mais conhecidas dos Beatles. Curiosamente, como não tinha ainda letra para esta melodia de sonho, escreveu inicialmente uma canção sobre “scrambled eggs” (ou seja, ovos mexidos).
6 – Google, Larry Page
Nos anos 90, com 23 anos, o norte-americano Larry Page, um dos criadores do Google, sonhou com uma forma de ter toda a internet ao seu dispor e tal aconteceu realmente.
7 – Crepúsculo, Stephanie Meyer
Em 2003, uma jovem autora sonhou com um prado onde uma humana e um vampiro se deitavam, apaixonados. O sonho rapidamente se transformou num livro que deu sucesso a um fenómeno cinematográfico mundial.