Estava à espera de que as férias de verão chegassem para poder tirar o descanso que tanto precisou durante os meses de trabalho? O problema é que mesmo com esta enorme vontade de descansar, por vezes algo nos impede de adormecer e relaxar durante o período de férias de verão. É o seu caso? Vamos descobrir como contornar este problema, quer esteja a passar férias dentro ou fora de casa.
Como dormir melhor em casa, durante as férias de verão?
Mantenha os horários de sono habitual – Seja na hora de despertar ou dormir, é importante que não mude radicalmente os seus horários e que priorize uma boa noite de sono.
Afaste-se de iluminação artificial – Escolha uma luz calma e suave, que não seja agressiva para os olhos. O ideal são lâmpadas ou candeeiros inteligentes, nos quais consegue ajustar a intensidade da luz, de acordo com as suas necessidades.
Durma num quarto escuro – Descanse na escuridão, cobrindo qualquer lugar que possa introduzir luz no quarto, incluindo janelas e portas.
Durma em silêncio total – O silêncio costuma ser o melhor amigo do sono, porém, no caso de sentir que esta opção não o deixa relaxado, durma com ruído branco, sons da natureza ou até mesmo sessões de ASMR.
Arrefeça o quarto e o seu corpo – Adormecemos e descansamos melhor quando as temperaturas estão mais baixas. Assim, evite usar demasiada roupa de cama ou pijamas quentes nesta estação.
Acorde sem o despertador – Se possível adapte-se (visto que nesta altura não existe necessidade de cumprir horários rígidos) a usar o sol para despertar. No caso de não conseguir mesmo passar sem despertador, existem algumas opções mais agradáveis como candeeiros de luz natural, que vão lentamente acendendo para o despertar, ou apps para o telemóvel, que tocam o despertador de forma suave e gradual.
Como dormir bem durante as férias de verão, mesmo fora de casa?
Use os acessórios corretos – Devido ao barulho ou simplesmente pela necessidade de criar um ambiente mais confortável, não se esqueça dos seus auriculares favoritos para desfrutar de música e podcasts, ou então uns tampões de ouvidos que bloqueiem sons totalmente.
Coma bem e siga os horários de sempre – Quando estamos fora de casa é normal que tenhamos tendência a sair dos nossos hábitos alimentares. Tenha cuidado com as horas das refeições e opte por alimentos aliados do sono, tal como: cerejas, bananas, queijo, nozes, peixe e grãos integrais.
Adapte o local de descanso a si – No caso de passar a noite num hotel diminua a temperatura do quarto, de forma a adormecer melhor. Se estiver numa aventura ao ar livre ou festival de verão, escolha uma tenda um pouco maior que o que seria necessário, um colchão resistente e um excelente saco-cama.