Loading...
  • A marca nº1 dos Portugueses

  • 4 de Julho, 2024

    Como gerir a rotina de sono das crianças no verão?

    Uma boa noite de sono é prioridade no dia a dia das crianças, já que interfere diretamente com o seu bem-estar. Por essa razão, é natural que exista a necessidade de cuidados redobrados durante o verão e as férias, contemplando, claro, espaço para alguma flexibilidade.

    Mantenha as rotinas (dentro do possível)

    Nem sempre os mais novos reagem bem a alterações de rotinas e hábitos. Se têm uma hora habitual para deitar e levantar tente respeitar essas horas, de forma flexível.

    Prepare jogos, atividades lúdicas ou tarefas

    É um desafio manter as crianças ocupadas todo o verão, mas será difícil fazer com que adormeçam sem gastar energias. Aproveite que o clima permite tempo ao ar livre para praticarem desporto, visitarem museus, passearem em praças ou parques. Se tiver que ficar em casa, inclua o mais pequeno em atividades educativas, como xadrez, quebra-cabeças e origami, ou atividades domésticas, como limpezas.

    Evite muitas brincadeiras ao fim do dia

    Quando chega a noite, evite atividades que envolvam correr, saltar ou dançar, já que podem interferir no sono da criança. Em vez disso escolha leitura, pinturas ou algo igualmente relaxante.

    Crie uma rotina de sono

    Fazer as mesmas ações antes de dormir, todas as noites, pode ajudar a criança a construir uma rotina que melhore o seu descanso. Comece por diminuir o som da televisão, diminuir as luzes, lavar os dentes, ler-lhe um livro e por aí adiante.

    Garanta que o quarto está fresco

    Todos temos dificuldades em adormecer com o calor e as crianças não são exceção. Encontre formas de arrefecer o quarto do mais novo antes mesmo dele se deitar, para que o sono chegue sem problemas.