Loading...
  • A marca nº1 dos Portugueses

  • 22 de Julho, 2024

    Qual é a ligação entre sono e saúde mental?

    Quem nunca acordou depois de uma noite especialmente mal dormida e deu por si de mau humor, irritadiço e com dificuldade em concentrar-se? Ou, pelo contrário, quem nunca deu por si a ter dificuldades em adormecer após um dia cheio de emoções?
    A saúde mental e o nosso sono estão proximamente ligados, mesmo que os cientistas ainda não tenham encontrado a fonte exata dessa conexão. Aprenda tudo sobre este tópico no blog de hoje.

     

    A importância de um sono de qualidade

    Uma boa noite de sono é medida através de dois parâmetros: quantidade e qualidade. É fundamental que durma um número de horas suficiente, claro, mas é também importante que esse sono seja repousante e sem agitação.

    Quando a qualidade do sono diminui, é provável que dê por si a passar por sintomas como:

    – Dificuldade em lidar com stress;
    – Dificuldade na resolução de problemas;
    – Problemas de memória;
    – Problemas de aprendizagem.

     

    A privação do sono na saúde mental

    Em 2021, foi conduzido um estudo entre alunos universitários portugueses, focado na relação entre sono e saúde mental. No final do estudo, concluiu-se que 68% dos estudantes que mostravam algum sinal de insónia tinham também pior perceção do seu desempenho académico, níveis mais elevados de stress e ansiedade, e níveis menores de autocontrolo e regulação emocional.
    Se já passou noites em branco, sabe que a privação constante de sono é extremamente exigente para a mente humana. É durante o sono que garantimos que o corpo descansa e recupera, que consolidamos as memórias, que protegemos o sistema imunológico e que regulamos o apetite e metabolismo. Assim, sem um bom descanso, a sua saúde pode sair prejudicada.

     

    Aprenda a cuidar do seu sono

    O sono e a saúde mental andam de mãos dadas. Cuide de ambos com alguns passos simples:

    – Crie um ambiente confortável e escuro no quarto. Vai sentir-se mais seguro e aconchegado.
    – Experimente dormir sestas. O seu corpo pode adaptar-se melhor a um pequeno descanso durante o dia (que não deverá ultrapassar os 30 minutos).
    – Faça exercícios de relaxamento. Técnicas de respiração, relaxamento muscular, meditação, massagens… Todas elas são úteis. Vá ao YouTube e procure tutoriais antes de se deitar.