Loading...
  • A marca nº1 dos Portugueses

  • 30 de Julho, 2024

    Ansiedade na hora de dormir: causas, sintomas e soluções

    É provável que já tenha dado por si a temer a hora de dormir, quer seja porque tem problemas em adormecer, porque sofre com pesadelos ou porque simplesmente não encontra prazer no momento de descanso pela frente.
    A certa altura, todos nós nos debatemos com a dificuldade em adormecer derivada da ansiedade, e, no blog de hoje, focar-nos-emos no círculo vicioso que surge nessas ocasiões.

    A relação entre sono e ansiedade

    A ligação entre sono e ansiedade é bidirecional, o que significa que ambos se influenciam mutuamente. Se começar a ter dificuldade em adormecer, derivado de stress e outros problemas, é provável que venha a temer a hora de se deitar. Assim, o ideal é quebrar esta tendência desde o início, aprendendo a reconhecer o padrão e evitando a ansiedade.

    Tem dificuldade em adormecer?

    Certos indivíduos temem a hora de descanso devido a condições como pesadelos e paralisia do sono. Porém, para a grande parte da população, a ansiedade noturna surge de preocupações e dificuldade de se desligarem do dia a dia.

    Conheça alguns dos fatores que estão a minar o seu sono:

    Stress derivado de relacionamentos, trabalho, família e dinheiro;
    Dificuldades emocionais que o impedem de estar sozinho com os seus pensamentos;
    Pressão social;
    Demasiados estímulos no quarto, tais como temperatura, barulho ou desarrumação;

    Dicas para dormir melhor mesmo com ansiedade

    Faça refeições leves

    Antes de ir para a cama, evite alimentos pesados, picantes ou salgados. O uso excessivo de condimentos pode agitar o seu sistema digestivo, dificultando ainda mais o sono.
    Aproveite e substitua também o álcool e a cafeína por opções saudáveis, como infusões. Vai sentir a diferença.

    Opte por atividades relaxantes ao final do dia

    Nós sabemos, é mais fácil falar do que fazer. É normal chegarmos a casa e termos ainda muitas tarefas para realizar – como dedicar então tempo à saúde mental? Tente fazer o seu percurso habitual no trânsito a ouvir um podcast em vez de música, ponha um audiolivro enquanto lava a loiça ou opte por ler em vez de ficar colado à televisão depois do jantar.

    Deixe de lado as redes sociais

    É dos que está sempre com o telemóvel na mão? Desconecte-se do Facebook e Instagram para melhorar o humor, sono e reduzir a ansiedade.

    Use a visualização
    Nunca ouviu falar desta técnica? Pense no seu lugar favorito e analise cada som, textura e cheiro. A construção deste mundo vai ajudá-lo a relaxar e a sentir-se mais positivo!
    Ainda curioso para aprender mais sobre o sono? Descubra tudo em: zonadeconforto.molaflex.com