O que são os cronotipos?
De acordo com o Instituto Internacional de Melatonina da Universidade de Granada, os cronotipos referem-se à predisposição natural de um indivíduo sentir cansaço ou energia, dependendo da hora do dia.
Diferentes pessoas podem ter diferentes cronotipos, o que ajuda a explicar porque alguns de nós realizam melhor tarefas de manhã, enquanto outros preferem ficar acordados durante a noite para as concretizarem.
Qual é o seu cronotipo?
É dos que gostam de dormir cedo e acordar cedo? Então é provável que seja um cronotipo matutino. Estes indivíduos preferem descansar entre as 22h e as 6h da manhã, sendo mais ativos durante as primeiras horas do dia. O Instituto Internacional de Melatonina da Universidade de Granada calculou que 25% da população fosse matutina.
Se é dos que trabalha melhor à noite tem grandes probabilidades de ser um cronotipo vespertino. Com um pico de melatonina por volta das 6h da manhã, é um daqueles indivíduos que idealmente dormiria entre as 3h e as 11h.
A maioria das pessoas consegue funcionar num ritmo intermédio, dormindo entre a meia-noite e as 8h da manhã. Se é neste horário que se sente melhor, então é provavelmente um cronotipo médio.
Cronotipo e ritmo circadiano são a mesma coisa?
Apesar de estarem interligados os dois conceitos não são sinónimos.
O ritmo circadiano tem cerca de 24 horas e funciona como o mecanismo pelo qual o nosso corpo se regula entre o dia e noite. É graças a este relógio biológico que o seu corpo decide quando dormir, comer ou acordar.
Já o cronotipo diz respeito à predisposição natural que cada indivíduo tem de sentir picos de energia ou cansaço, de acordo com a hora do dia. Estes valores são resultado da idade, género, hábitos de vida, localização e costumes.