Cada vez mais, a tecnologia faz parte dos nossos dias, desde que acordamos até ao momento em que adormecemos. Porém, até que ponto é que estes equipamentos eletrónicos de que nos rodeamos prejudicam o nosso sono? Continue a ler para descobrir que tipo de hábitos encorajar e evitar.
Os efeitos da luz azul
A luz azul, emitida naturalmente por grande parte da tecnologia, perturba a produção natural de melatonina, a hormona responsável pelo sono. Se a produção de melatonina for insuficiente, o seu ritmo circadiano e, portanto, o seu sono, acabam por sofrer.
Como resolver?
– Evite usar o telemóvel pelo menos uma hora antes de adormecer. Coloque-o na mesinha de cabeceira ou numa gaveta, mas tente com que esteja longe da vista, de forma a evitar a tentação constante de procurar notificações novas.
– Se tiver mesmo que usar o telemóvel antes de adormecer baixe a luminosidade do ecrã ao máximo e ative o modo noite, que reduz a quantidade de luz azul emitida.
– No caso de trabalhar diariamente com eletrónicos ou em frente a um computador, considere usar óculos com filtro de luz azul.
Os estímulos da tecnologia
Além da luz azul, o uso da tecnologia estimula o cérebro, fazendo com que seja difícil adormecer e também difícil dormir por muito tempo. Desta forma, o telemóvel não é o único inimigo do seu sono, mas qualquer equipamento com som ou luzes.
Assim, considere retirar do seu lugar de descanso:
– Televisões
– Telemóveis
– Portáteis ou computadores
– Consolas de videojogos
– Tablets
– E-readers
– Aparelhos Smart Home
Como resolver?
– Se usa aparelhos eletrónicos para se entreter à noite ou até para adormecer, considere trocá-los por opções como livros, revistas ou outros meios tradicionais.
– Adicionalmente, livre-se da tentação colocando um temporizador nas apps que mais usa. Vá às suas definições e configure o telemóvel para usar o Facebook apenas por uma hora. Após esse período, a app bloqueia automaticamente.
– Tem tendência a acordar durante a noite? Evite verificar o telemóvel, mesmo que seja só para ver as horas. A exposição à luz do ecrã pode levá-lo a um estado onde seja muito difícil adormecer novamente.