O regresso às aulas é uma época stressante para todos, especialmente para os mais pequenos que vêm os seus hábitos, rotinas e horários serem radicalmente alterados da noite para o dia. Mas é mesmo impossível garantir uma transição saudável? Venha descobrir tudo com a Molaflex®.
Dica 1: Comece Cedo
Para um regresso às aulas sem turbulência, inicie o processo de deitar as crianças mais cedo o quanto antes. Se o puder fazer com duas semanas ou 10 dias de antecedência é o ideal. Se não tiver essa opção, faça-o simplesmente o mais cedo possível.
Dica 2: Acordar cedo
Acorde-os, progressivamente, 15 minutos mais cedo cada manhã. Além de habituar as crianças a terem hábitos madrugadores, tornará o seu despertar mais suave e bem-humorado.
Dica 3: Retire o stres da equação
Talvez já não se lembre da sensação de voltar para a escola, mas pense na ansiedade que sente quando muda de trabalho ou de casa. Para os mais novos dormirem bem, precisam de estar relaxados e tranquilos em relação ao período que se avizinha e nem sempre é esse o caso com a escola.
Assim, dê-lhes tarefas que incentivem a responsabilidade e segurança. Por exemplo, ensine-os a preparem a mochila sozinhos, escolherem a roupa de véspera ou prepararem as refeições para levarem.
A importância do sono para as crianças
O sono é especialmente importante para os mais novos, quer sejam crianças pequenas ou jovens em crescimento. É durante a noite que restabelecem as energias, crescem, fortalecem o sistema imunitário, desenvolvem a memória, consolidam as aprendizagens do dia e muito mais.
A importância do sono para os pais
Enquanto é verdade que o sono das crianças é essencial, isso não quer dizer que o sono dos pais possa ficar para segundo plano. Concentre-se em conseguir um bom descanso diariamente e um estilo de vida saudável que inclua comer da forma certa, estar ao ar livre e fazer exercício.