Os portugueses adoram ter animais de estimação! Quem o confirma são as estatísticas que dizem que existem já mais de 4.1 milhões de animais de estimação registados no Sistema de Informação de Animais de Companhia.
Talvez neste momento esteja a pensar no seu patudo em casa, seja cão ou gato, que dorme tranquilamente sem ter que trabalhar ou que pagar contas. Mas afinal, como é que o sono dos animais difere do nosso?
Quanto tempo dormem os animais?
Os animais, tal como os humanos, têm um sono baseado no seu nível de atividade física e idade. Porém, o habitual é que gatos durmam, em média, 12 a 18 horas, e os cães 8 a 13 horas por dia.
Ritmo circadiano: sabia que eles também o têm?
Sim, leu bem. De novo, tal como os humanos, os animais possuem um ritmo circadiano que controla em que altura do dia devem dormir. Porém, ao contrário dos humanos, os animais têm um sono polifásico, com as sestas a fazerem parte do seu ritmo circadiano saudável.
Devo deixar o meu pet dormir na minha cama?
Muitos donos não se importam de dormir com o cão ou gato na mesma cama, com alguns estudos a indicarem que cerca de 56% dos adultos dormem com um animal de estimação no quarto e 35% das crianças partilham a cama com um. Mas será que essa decisão pode prejudicar a sua saúde? Descubra os prós e contras.
Prós:
– Conforto e segurança
– Diminuição de stress e ansiedade
– Aumento da imunidade
Contras:
– Alergias
– Exposição a germes
– Barulhos ou movimento dos animais
Se gostava mesmo de deixar o seu animal de estimação dormir na cama não se esqueça de o levar regularmente ao veterinário, trocar frequentemente a roupa de cama e ter um colchão grande, com espaço para todos dormirem confortavelmente.