Birra: a sua simples menção parece ser suficiente para nos causar uma onda de frustração. Aprenda a evitar birras pela manhã, de forma a conseguir seguir a rotina da forma mais pacífica possível.
1. Dê mais autonomia à criança
Se estão a discutir de manhã por causa da tigela que vai usar para comer os cereais, é hora de o deixar escolher. Dê-lhe a autonomia e confiança para tomar pequenas decisões adaptadas à idade e veja como isso o pode encorajar a seguir a rotina sem problemas.
2. Esteja organizado
Organize tudo o que é necessário no dia ou noite anterior. Prepare a mochila, escolha a roupa e faça o lanche para eles levarem. Dessa forma, poderá acordá-los com mais calma e evitar as correrias.
3. Controle as emoções
Regule as suas emoções durante os momentos difíceis. Lembre-se que as crianças muitas vezes não estão a ser desobedientes e simplesmente a esforçar-se por se exprimirem dentro dos limites. Tente manter a serenidade.
4. Defina as prioridades
Juntamente com o seu companheiro definam prioridades para a rotina matinal. Vão levar os pequenos à escola? Ou deixam-nos no autocarro? Ainda tem que chegar ao trabalho cedo? Ah e a loiça do pequeno-almoço? Calma, é impossível fazer tudo. Escolha o que é verdadeiramente importante, algumas tarefas podem ser deixadas para quando chegar do trabalho.
5. Mantenha a rotina aos fins-de-semana
Habitue as crianças aos horários escolares mantendo-os mesmo durante o fim-de-semana. Dessa forma não saem do ritmo nem criam dificuldades na segunda-feira seguinte.