É daqueles que diz não conseguir adormecer sem usar o telemóvel? Saiba que pode estar a prejudicar a qualidade do seu sono e também a adiar a hora a que adormece. Quer descobrir mais? Leia o blog de hoje.
O problema dos telemóveis
Os telemóveis, tal como muitos outros tipos de tecnologia, emitem luz azul, que imita naturalmente a luz do sol. Ora, como deve imaginar, estar tão perto deste tipo de luz antes de dormir tem um grave impacto na criação de melatonina e, portanto, na forma como dormimos.
Adicionalmente, o conteúdo que consumimos online pode também prevenir-nos de adormecer mais cedo. Talvez fique horas a fazer scroll no Tik Tok? Ou é dos que gosta de ver as novidades no Facebook? Ou é dos que dizem “só mais um episódio”? Evite este consumo desmedido de conteúdo online e veja o seu descanso melhorar.
Diga olá ao descanso e adeus às tecnologias
1. Controle os horários
Não precisa de abandonar completamente o telemóvel, tablet ou computador. Simplesmente tenha cuidado em não os usar, pelo menos, uma hora antes de ir dormir. Se o tiver mesmo que fazer, ative o filtro de luz azul para minimizar os danos à produção de melatonina.
2. Troque a tecnologia por atividades relaxantes
E se em vez de ver uma série pudesse ler um livro? Ou talvez pintar mandalas?
Existem imensas atividades alternativas e relaxantes que o podem ajudar a adormecer, tais como yoga, meditação e escrita.
3. Livre-se das tentações
Planear não usar o telemóvel é fácil, o problema é quando chega a hora de se deitar e a força do hábito leva-o a entrar, uma vez mais, num círculo vicioso.