O que são os terrores noturnos?
Ao contrário dos pesadelos, onde as crianças estão completamente adormecidas e acordam sobressaltadas, os terrores noturnos caracterizam-se por um estado de semiconsciência onde a criança parece estar acordada (de olhos abertos, sentada, a chorar).
Apesar de preocupantes para os pais, os terrores noturnos não indicam a presença de um distúrbio grave, sendo antes uma perturbação do sono que afeta principalmente crianças dos 3 aos 8 anos, normalmente durante as primeiras horas da noite.
Quais são as causas dos terrores noturnos?
- Cansaço extremo
- Stress e ansiedade
- Febre ou doença
- Mudanças de rotinas
- Histórico familiar de sonambulismo ou terrores noturnos
Como prevenir que aconteçam?
Primeiro, estabeleça uma rotina constante e relaxante com o mais pequeno. Depois, evite o cansaço extremo. Isto pode implicar mudar as atividades da criança durante o dia, assim como os seus horários. Uma noite de sono longa e descansada é essencial. Por último, procure reduzir o stress da criança. Experimente ler-lhe um livro antes de adormecer, cantar uma música de embalar ou simplesmente ouvi-lo, se tal for necessário.
Os terrores noturnos são uma parte normal do desenvolvimento infantil e, apesar de muitas vezes stressantes, acabam por diminuir com o tempo. Se os episódios surgirem frequentemente ou de forma intensa, consulte um profissional.