Sabemos que, no final do dia, o único pensamento que ocupa a nossa cabeça é a necessidade de descansar. Mas já parou para pensar que, enquanto dorme, o seu corpo passa por diferentes fases, cada uma com a sua importância?
Quando alguém diz “Já vai no 5º sono”, está a referir-se àquele sono profundo, mas, na verdade, o nosso descanso é feito por 4 fases que trabalham em conjunto para garantir que acordamos renovados e prontos para mais um dia.
Neste artigo, vamos explorar estas fases para perceber melhor o que acontece enquanto estamos a descansar:
Fase 1: Adormecer
A fase inicial do sono é aquela que acontece logo após se deitar. Durante estes primeiros minutos, o sono ainda é muito leve, e pode acordar facilmente com qualquer som ou movimento.
Fase 2: Sono Leve
Na fase 2 do sono, o corpo começa a diminuir ainda mais a atividade e a
temperatura corporal. Os músculos ficam mais relaxados, e o ritmo cardíaco e respiratório estabilizam. O sono é mais profundo do que na fase 1, mas ainda não totalmente desconecto do ambiente.
Fase 3: Sono Profundo
A fase 3 é o momento em que o sono torna-se mais profundo. Durante esta fase, o corpo começa a regenerar-se: as células reparam-se, os músculos recuperam-se. Não é fácil acordar nesta fase, pois o corpo está a trabalhar arduamente para restaurar a energia perdida.
Fase 4: Sono REM
Por último, chegamos à fase REM (Movimento Rápido dos Olhos), onde o
nosso cérebro está mais ativo e onde acontecem os sonhos. Apesar do
corpo estar ainda relaxado e em repouso, o cérebro processa as emoções e
experiências do dia.
O Ciclo de Sono
O ciclo de sono não se resume a estas 4 fases de forma linear. Cada ciclo de
sono dura, em média, 90 minutos, e vai se repetindo ao longo da noite. O ideal é que passe por várias repetições para que o corpo consiga usufruir de todos os benefícios do descanso.
Portanto, da próxima vez que alguém lhe disser “Já vai no 5º sono”, lembre-se de que o corpo está a passar por estas 4 fases essenciais de sono.