Loading...
  • A marca nº1 dos Portugueses

  • 13 de Junho, 2025

    3 factos curiosos sobre o sono dos recém-nascidos

    O sono dos recém-nascidos é um mundo fascinante e muitas vezes misterioso para quem acabou de receber um novo membro na família. No aconchego dos primeiros dias, há gestos e expressões que nos fazem sorrir, mesmo entre noites mal dormidas.

    Neste artigo, partilhamos três curiosidades sobre o sono dos bebés que talvez não conheça, mas que certamente vai adorar descobrir.

     

    1. Os bebés também sonham?

    Sim, sonham ou, pelo menos, tudo indica que sim. Apesar de não podermos perguntar-lhes diretamente, estudos mostram que os recém-nascidos passam grande parte do sono na fase REM (Rapid Eye Movement), a mesma em que nós, adultos, costumamos sonhar. Esta fase está ligada ao desenvolvimento cerebral e à consolidação da memória, o que é particularmente importante nos primeiros meses de vida, quando o cérebro do bebé está em rápido crescimento.

     

    2. Quantas horas dorme um recém-nascido por dia?

    Muito mais do que parece. Um recém-nascido pode dormir entre 14 a 17 horas por dia, embora esse sono esteja distribuído por vários períodos curtos, tanto de dia como de noite. Este padrão vai-se ajustando com o tempo e, por volta dos 3 a 6 meses, muitos bebés começam a dormir períodos mais longos durante a noite.

     

    3. Porque sorriem os bebés enquanto dormem?

    É um dos momentos mais ternurentos para qualquer mãe ou pai, aquele sorriso inesperado no meio do sono. Embora, nos primeiros dias, esse sorriso seja um reflexo involuntário, acredita-se que, mais tarde, possa estar relacionado com estímulos internos, como sonhos ou sensações de conforto. Seja como for, esses sorrisos são pequenos presentes que nos aquecem o coração.