Loading...
  • A marca nº1 dos Portugueses

  • 29 de Janeiro, 2026

    Conselhos de lavagem para lençóis e roupa de cama

    Na hora de lavar a roupa de cama, com certeza, já se deparou com perguntas como: “Qual a temperatura recomendada? Posso lavar com outras peças de roupa? Com que frequência devem ser feitas as lavagens?” Para responder a tais questões, preparamos um guia com dicas essenciais e recomendações que deve ter em conta aquando da higienização dos seus lençóis, capas de almofadas, edredões, ou até, protetores de colchão.

    Primeiramente, leia com atenção as instruções de lavagem presentes na etiqueta e siga-as à risca. Para descodificar corretamente os símbolos de lavagem, comece por se familiarizar com os mais comuns, que nos dizem se a lavagem deve ser feita à mão ou na máquina de lavar, a temperatura máxima de lavagem, se é aconselhável ou não o uso de alvejantes e quais as instruções de secagem. Depois de já conhecidos os símbolos que constam nas etiquetas, atente-se às dicas abaixo.

    Siga as instruções do fabricante

    Cada tipo de tecido tem requisitos e cuidados especiais. Consulte sempre a etiqueta para assegurar que lava a roupa de cama à temperatura adequada e com os detergentes recomendados.

    Ajuste a temperatura de lavagem

    É fundamental lavar os lençóis a uma temperatura de 40 graus, no máximo. Apenas assim, é assegurado que todos os resíduos e microrganismos sejam eliminados e que não danifica o tecido.

    Utilize um detergente suave

    Opte por um detergente suave, desta forma, irá preservar durante mais tempo a qualidade do tecido e garantir uma higienização adequada.

    Tenha em atenção as instruções de secagem

    Se decidir usar uma máquina de secar, utilize um programa de baixa temperatura para evitar que o tecido encolha. Se por outro lado, decidir secar a roupa de cama ao ar livre, escolha um local arejado, com um longo período de exposição solar e livre de humidade.

    Separe por cores e tecidos

    Para evitar manchas ou que as cores desbotem, separe as peças por cores, entre brancos, cores claras e escuras. Além disso, considere também a separação por tipos de tecido para evitar danos às peças mais delicadas.

    Faça uma higienização regular

    O tempo ideal entre lavagens não deve ultrapassar uma semana, para garantir um sono higiénico e saudável. É igualmente importante que areje o quarto todos os dias e evite o contacto direto com roupas sujas ou que tenham tido contacto com o exterior.

    Engome os lençóis

    Passar os lençóis a ferro dá um toque mais delicado e suave ao tecido, remove vincos e pode ainda eliminar possíveis micróbios e bactérias.

    Armazene num lugar protegido

    Por último, guarde a roupa de cama num local fresco e seco, longe da luz direta do sol para evitar descoloração e dobre-a de forma cuidadosa para evitar vincos.