Vamos a um exercício de imaginação. É verão e está estendido na toalha de praia. Bom, não é? Tão bom que acaba por adormecer em menos de nada. E não, o facto de ceder ao João Pestana em plena luz do dia não é totalmente explicado pelo facto de estar relaxado, de férias e sem preocupações. A verdade é que o som repetitivo das ondas do mar pode ajudá-lo a adormecer mais rapidamente e com qualidade. Tudo, porque os sons com uma frequência consistente desaceleram as suas ondas cerebrais para que durma melhor. Trata-se de um espetro sonoro a que a ciência chama “ruído rosa”.
Ao contrário do ruído branco, que mistura frequências altas e baixas (ex.: televisão com formigueiro), o ruído rosa apresenta menos frequências altas. Por isso, soa também mais baixo do que o ruído branco.
Onde pode encontrar o ruído rosa?
- Pequenos segmentos do canto de pássaros;
- Chuva a cair;
- Vento a ressoar em folhas;
- Ondas do mar;
- Apps e sites gratuitos, como o My Noise, que permitem reproduzir um som antes de dormir e se desligam automaticamente, sem que tenha de voltar a olhar para o ecrã.
Está a pensar que dorme melhor sem barulho nenhum? Também é válido. Cada um é que deve identificar o que é melhor para si na hora de adormecer. Mas, se tem tido algumas dificuldades, o ruído rosa pode ser um bom truque, já que o ajuda a entrar nas fases mais profundas do sono.
Além disso, se a estratégia realmente funcionar para si e passar a usá-la repetidamente, o seu corpo vai associar o ruído rosa a um estado de relaxamento. E, sempre que reproduzir os sons, está a dar sinal ao seu corpo de que são horas de descansar.
Mas, claro, o ruído rosa não é a salvação para todos os males. Deitar e acordar sempre à mesma hora, não abusar na cafeína, evitar ecrãs de luz azul no quarto e não comer perto da hora de dormir continuam a ser fundamentais para uma noite descansada.
Por isso, o melhor mesmo é ir percebendo quais as condições mais propícias a adormecer e dormir bem. Para que não lhe escape nenhum detalhe, pode sempre contar com um diário de sono. Neste artigo, explicamos-lhe tudo sobre como criar o seu.