Loading...
  • A marca nº1 dos Portugueses

  • 19 de Janeiro, 2024

    Sono reparador: 6 indispensáveis para acordar fresco e de energias renovadas

    Desperta de manhã ainda mais cansado do que quando se deitou? Acredite, não está sozinho. Vários especialistas do sono têm observado tendências crescentes no que diz respeito à falta de descanso de qualidade, especialmente na população jovem e adulta.
    Talvez não esteja a dormir o suficiente (lembre-se que um adulto precisa, em média, de 7 a 9 horas de sono por dia) ou talvez durma muito, porém com pouca qualidade. Venha aprender 6 dicas imprescindíveis para acordar com mais energia e totalmente recuperado.

     

    Abrande o ritmo e cuide de si

    Um dos fatores que mais propicia a falta de sono reparador atualmente é, sem dúvida, o stress. Quer seja stress provocado pelo trabalho, trânsito ou qualquer outro fator, é importante que priorize resolvê-lo.

    – Primeiramente, modere/elimine dos seus dias  álcoolcafeína e nicotina;
    Gira o tempo de forma eficaz para evitar stress situacional;
    – No caso de stress recorrente, pondere consultar um especialista.

     

    Mime-se neste inverno

    Entre rotinas agitadas, nem sempre é fácil pensarmos em nós mesmos. Se dá por si a cuidar de todos à sua volta, mas não de si mesmo, lembre-se que mais tarde ou mais cedo o seu sono e saúde pagarão o preço.

    – Em vez do chuveiro rápido, tome um banho de imersão quente. Até pode experimentar usar esse momento para meditar;
    Cuide da sua pele, especialmente no inverno, com atenção redobrada a mãos e pés;
    – Deixe de lado os jogos do telemóvel. Ouça, em vez disso, um podcast ou leia um bom livro.

     

    Apanhe 30 minutos de sol diariamente

    Pense em si mesmo como uma planta viçosa. Além de água e alimento, o que mais é necessário? Sol, claro! Apanhe pelo menos 30 minutos de sol por dia para produzir vitamina D, ajudar o coração, fortalecer o sistema imunitário e melhorar o humor.

     

    Durma na posição correta

    Tem tendência a dormir de barriga para baixo? Ou então, é daqueles que se enrola em posição fetal? Apesar de habituais, estas formas de descanso são muito prejudiciais para o sono. Mesmo que inicialmente desafiante, habitue-se a dormir de barriga para cima. Esta posição é a melhor para apoiar a coluna e evitar o refluxo gástrico. Se ressona ou sofre de apneia do sono, durma de lado.
    Tem curiosidade de saber o que a sua posição de sono diz sobre a sua personalidade? Leia mais sobre isso – aqui.

     

    Sono sob controlo

    Se não está a ter um sono reparador, pode dever-se a fatores externos ou internos. Nem sempre é fácil descobrir as causas, mas agora existem apps que o podem ajudar. Ao colocar o smartphone perto do seu travesseiro, enquanto dorme, permite à app registar todo o seu sono através dos ruídos que faz. Pela manhã, pode consultar todos os barulhos e as horas a que foram emitidos. Estes tipos de apps assinalam roncos, movimento, choro, bruxismo e até fala durante sonhos.

     

    Feche a porta, apague a luz

    É daquelas pessoas que afirmam não conseguir dormir sem a televisão ligada ou uma luz de presença? Este hábito aparentemente inofensivo pode ser muito danoso para a sua rotina de sono. O ideal para o descanso é dormir um ambiente o mais escuro possível, com portas e persianas fechadas, e luzes apagadas.

     

    Ainda à procura de um sono reparador? Encontre o conforto único Astral Collection, vencedor do prémio Cinco Estrelas, na categoria colchões.